A Fundação José Carlos da Rocha realizou, em outubro, na Casa do Ancião Luiza de Marillac, em Taubaté, uma ação de arteterapia com o tema "Crie seu vaso e suas flores". A atividade contou com a participação dos 15 idosos residentes, que tiveram a oportunidade de explorar sua criatividade e trabalhar a autoestima.
De acordo com a terapeuta ocupacional, Letícia Godinho, responsável pela iniciativa, a ideia era que os idosos criassem um vaso, e através de carimbos com vários materiais, produzissem suas flores.
"Foi um encontro muito gostoso", disse a terapeuta. "Alguns idosos não acreditavam que iria dar certo, mas no final saíram com lindas obras", afirmou.
Segundo a terapeuta, a atividade trabalhou a criatividade, coordenação motora, paciência, concentração, autoestima e a quebra de expectativas negativas. "Eu adorei trabalhar essa atividade", disse Letícia. "Nem eu sabia o que iria sair. E tirar os idosos da zona de conforto é importante para que eles acreditem mais neles".
Sobre o formato do vaso, a terapeuta explicou que cada um tem a sua forma, seu tamanho e sua cor. "Mas serve para a mesma função, que é florir e enfeitar o mundo", completou.
A arteterapia é uma terapia que utiliza as artes como forma de expressão e cura. Ela pode ser utilizada com pessoas de todas as idades, incluindo idosos. A atividade promove a criatividade, a autoestima e o bem-estar.
Comments