Arteterapia ajuda na celebração da fé de idosos

Em outubro, mês de comemoração de Nossa Senhora de Aparecida - Padroeira do Brasil, a Fundação José Carlos da Rocha promoveu uma série de atividades em quatro lares da região. A proposta era levar imagens de Nossa Senhora recortadas, permitindo que os idosos decorassem essas imagens como forma de celebração e devoção.

A arteterapia utilizada nesses encontros tinha um propósito especial: centralizar a vida dos idosos em torno da fé em Nossa Senhora. A atividade visava refletir sobre essa devoção e criar um sentimento de agregação e acolhimento entre os participantes. A reação dos idosos foi extremamente emocional, especialmente no Lar Frederico Ozanam, onde foi feito um almoço e um grupo de oração de voluntários rezaram um terço. Durante a atividade eles expressaram sua devoção, pediram bênçãos e seguraram a imagem de Nossa Senhora para tirar fotos.

A experiência também incluiu a oportunidade de pintar a imagem de Nossa Senhora, quando os idosos demonstraram um grande respeito e cuidado ao fazer isso, refletindo a profunda devoção que têm por ela. A arteterapia se mostrou uma ferramenta importante para trazer à tona a fé e a devoção que desempenham um papel significativo na vida dos idosos.

“Essas atividades proporcionam um espaço para a expressão da fé, ao mesmo tempo em que fortalecem o senso de comunidade e pertencimento dos idosos. Essa iniciativa reflete o compromisso da Fundação José Carlos da Rocha em melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem em lares de longa permanência, enriquecendo suas vidas com experiências significativas”, afirmou a Arteterapeuta, Letícia Guimarães.

FUNDAÇÃO JOSÉ CARLOS DA ROCHA
FILIAL:
Rua Dr. Gregório Costa, 233 – sala 409 - Pindamonhangaba-SP
Contato: (12) 3522-6351 - contatojcr@fundacaojcr.org.br

• THREADS
  • TikTok

©2023 por Fundação José Carlos da Rocha.