QUEM SOMOS

A Fundação José Carlos da Rocha tem sede em São Paulo e subsede em Pindamonhangaba. Atuamos no apoio a 15 lares de idosos em todo Vale do Paraíba e São Paulo, com doações de fraldas geriátricas, doações em dinheiro e contratação de profissionais para realizarem atividades com os idosos dentro dos lares.  Esses profissionais promovem: atividades físicas, atividades lúdicas, de estímulo cognitivo, dança e arteterapia, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida a eles.

idosa acenando

Missão

Promover um estado de vida saudável ao idoso, planejando e executando programas de proteção à saúde e amparo aos que não têm recursos, onde eles estiverem, vinculados ou não a uma Instituição. Orientar e apoiar a família ou Instituição no desenvolvimento de programas de proteção e qualidade de vida ao idoso.

Visão

A terceira idade, chamada de melhor idade, como a época da vida em que o indivíduo pode e deve ter qualidade de vida, esperança e também sonhos.

Valores

Respeito ao ser humano, priorizando a dignidade dos idosos assistidos direta ou indiretamente pela Fundação José Carlos da Rocha.

Nossa história

A Fundação José Carlos da Rocha foi instituída em São Paulo por iniciativa do coronel José Carlos da Rocha, falecido em 17 de abril de 1919, e que deixou em testamento a determinação que a renda gerada pelos bens imóveis e aplicações financeiras seriam destinadas a um pensionato para a velhice desamparada, a “Casa José Carlos da Rocha”.

Em dezembro de 1924 foi publicado no Diário Oficial o regulamento da Casa José Carlos da Rocha, que tinha como finalidade o recolhimento e proteção de pessoas de baixa ou sem renda, doentes ou não, mas inválidas. Porém, com o decorrer dos anos e diante da inviabilidade de se manter a instituição, principalmente devido aos elevados custos de manutenção, houve a opção de manter o auxílio aos desamparados de forma indireta, com doações mensais a instituições de amparo à velhice, criando, deste modo, a atual Fundação José Carlos da Rocha.

A transformação de pensionato para Fundação foi oficializada em 25 de outubro de 1983, quando foram criados o Conselho Curador e a Diretoria Executiva e adequado seu Estatuto ao novo modo de trabalho a ser desenvolvido.​

A partir de 2003, uma nova dinâmica foi dada à gestão da Fundação, quando um grupo de voluntários do Vale do Paraíba, região do Estado onde se concentra a maior parte dos lares assistidos, assumiu a Direção e o Conselho.​

A equipe vem atuando para multiplicar o potencial de apoio aos idosos, além do recurso financeiro deixado pelo fundador, promovendo ações para mobilização de voluntários, como empresas e pessoas físicas, e celebração de convênio com instituição governamental ou não na defesa de interesse dos idosos.​

O número de vovôs e vovós, como são carinhosamente chamados os idosos assistidos, cresce a cada ano. Eles recebem diversos tipos de assistência da Fundação em lares das cidades de Jacareí, Lagoinha, Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé, Diadema e São Paulo.