Fundação José Carlos da Rocha entrega ovos de Páscoa e propõe gincanas e brincadeiras com idosos

Idosos de lares da região do Vale do Paraíba estão participando de diversas dinâmicas relacionadas à Páscoa.

A ação é promovioda pela Fundação José Carlos da Rocha - instituição que dá auxílio gratuito a idosos que vivem em lares de longa permanência.

Além de promover atividades como gincanas interativas, competitivas e brincadeiras com os idosos, a Fundação José Carlos da Rocha e seus parceiros ainda doam ovos de Páscoa para os idosos. “O objetivo é despertar o sentimento de Páscoa, de valorização da vida, e de alegria aos idosos. Por isso optamos pela realização de diversas ações com nossos professores”, disse a administradora da fundação, Renata Linhares.

Ela explicou que, “cada professor tem a liberdade de criar exercícios de acordo com as suas experiências e com as condições físicas dos idosos de cada lar onde atuam”.

Com isso, alguns professores optaram por fazer os idosos desenharem e pintarem ovos de Páscoa, fazerem recortes de revistas, decoração, mural com frases, decoração, brincadeiras como ‘caça aos ovos de Páscoa’, ‘coelho sai da toca’, ‘onde o coelho se esconde’ e ‘rodas de perguntas sobre a data’, dentre outros.

Em alguns lares, os idosos pintaram ovos e colocaram uma palavra dentro de cada ovo. Os itens foram entregues em um escola - gerando a aproximação afetiva entre estudantes e idosos. Em outros lares, os professores se vestiram de coelhos da Páscoa, o que deixou as brincadeiras mais envolventes.

Independente da ação que tenha sido escolhida para cada lar, o importante é que todos os idosos se divertiram e vivenciaram o sentimento da Páscoa.