Fundação José Carlos da Rocha usa ‘calendário interativo’ para idosos de Lorena fixarem datas comemorativas

A pedagoga Dulce Fernandes, da Fundação José Carlos da Rocha, tem aplicado diversas atividades para idosos da Vila Vicentina e Vila Vicentina da Sagrada Família, em Lorena.

No mês de março, um dos exercícios mais utilizados é o calendário interativo.

De acordo com ela, a iniciativa “tem como objetivo proporcionar aos idosos o reconhecimento e a relacionação do dia da semana, mês, e o ano que estão vivendo”.

Ela explicou que, “o exercício contribui muito para o funcionamento e para o estímulo da memória, além de ajudar na socialização dos idosos”.

A dinâmica consiste em desenhar calendários e marcar as datas comemorativas do mês e ano e os principais acontecimentos. Segundo Dulce, o estímulo a lembrar das datas “ajuda no fortalecimento da memória dos idosos, e faz com que eles se sintam mais úteis. Eles passam a valorizar mais os dias, as datas significativas. Para este mês focamos na Semana Santa e na Páscoa, mas já têm idosos focados no mês de aniversário, festa junina e Natal. Isso ajuda muito a fazer com que eles pensem com carinho nas datas especiais e se recordem da juventude”, finalizou a pedagoga da Fundação José Carlos da Rocha.