Idosos de Lorena celebram Dia do Soldado no 5° Batalhão de Infantaria Leve

A Fundação José Carlos da Rocha participou ativamente um evento que destacou a importância dos laços intergeracionais e da socialização para os idosos. No último dia 25 de agosto, Dia do Soldado, a instituição proporcionou aos 18 idosos do Lar Vila Vicentina de Lorena um passeio memorável ao 5° Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena.

Logo na entrada os idosos foram recebidos calorosamente, onde os soldados da ativa os auxiliaram a saírem dos carros e se locomoverem ao local onde aconteceria a primeira atividade. O lar Vila Vicentina também abriga alguns soldados reformados, o que gerou uma conexão ainda maior já nesse momento.

Após a recepção aconteceu um desfile formal, solene e festivo, um lembrete da disciplina e comprometimento que define a vida de um soldado. Vestidos em seus uniformes imaculados, os soldados mostraram sua precisão e unidade enquanto marchavam em formação, uma encarnação dos valores militares.

Outro destaque do evento foi a entrega de medalhas aos soldados por seus serviços excepcionais e dedicação aos seus deveres. Essas medalhas representam não apenas as conquistas individuais dos destinatários, mas também a dedicação coletiva de todo o Batalhão ao dever de salvaguardar a nação.

Logo após o batalhão organizou uma visita dos idosos ao seu museu, que ofereceu um vislumbre da história e evolução da unidade. Os soldados reformados puderam exercitar sua memória e compartilhar histórias de suas vivências que definiram seu legado.

A pedagoga da Fundação José Carlos da Roche, Dulce Fernandes, explicou que “a dedicação dos soldados em criar um ambiente acolhedor e inclusivo foi particularmente evidente no almoço que se seguiu. A refeição promoveu conversas e conexões entre os soldados e os idosos. A presença de uma banda ao vivo acrescentou uma atmosfera festiva, com música ressoando por todo o local do evento”.

De acordo com ela, “a visita marcou o dia dos idosos, promovendo um senso de pertencimento e oferecendo uma chance de reviver memórias queridas. Por sua vez, os soldados ganharam percepções valiosas das experiências dos idosos, diminuindo a lacuna entre as gerações e promovendo um respeito mútuo pelas jornadas de cada um”.

Para Dulce, ao concluir a visita, ficou evidente que iniciativas como essas transcendem meros eventos cerimoniais. “Elas promovem a socialização, contribuem para o bem-estar dos idosos e ampliam as perspectivas tanto dos soldados quanto dos idosos. As conexões formadas neste dia não apenas fortaleceram os laços da comunidade, mas também abriram portas para futuras colaborações, com a Força Aérea programada para participar de um evento semelhante nos próximos meses”.

De fato, o Dia do Soldado foi mais do que apenas um dia de formalidades; foi um dia de histórias compartilhadas, respeito e união que continuará a ressoar nos corações e mentes de todos os presentes.